Self-assessment
Conheça as suas capacidades e possibilidades
Bem-vindo à auto-avaliação
Por favor seleccione as áreas em que está interessado
Autoconfiança
Autoconfiança
Metas e Objectivos de Aprendizagem
Este módulo contém informações relativas à autoconfiança, o seu significado, as diferenças entre autoconfiança e autoestima e algumas sugestões úteis sobre como confiar em si mesmo. Consideramos que a autoconfiança é muito importante para uma pessoa que está a desempenhar funções no sistema de justiça criminal.
O conteúdo deste módulo é composto por 3 lições, através das quais iremos adquirir conhecimentos suficientes sobre o conceito de autoconfiança.
Títulos de Secção
Autoconfiança e autoestima
A importância da confiança e autoestima nas nossas vidas
Como confiar em si
Duração estimada
1 hora
Competências de informática para profissionais do sistema prisional
Competências de informática para profissionais do sistema prisional
Metas e Objectivos de Aprendizagem
O mundo de hoje é um mundo digital. Cada vez mais, os aspetos de nossas vidas são influenciados por e dependem do digital: comunicação, educação, saúde, comércio, gestão dos nossos lares. O quotidiano de um estabelecimento prisional nos dias de hoje depende cada vez mais da tecnologia: desde dispositivos de segurança até ferramentas de gestão online e implementação de diferentes programas de reabilitação para os reclusos. A maior parte dos funcionários do sistema prisional dispõe de competências básicas necessárias enquanto cidadãos digitais que lhes permitem realizar as suas tarefas até um determinado nível. Ainda assim, dada a rápida e crescente evolução, é essencial o domínio e conhecimento dos mesmos. Além disso, ao observar os diferentes serviços prisionais, podemos notar diferenças de nível e de tipo de tecnologia utilizada. Contudo, existe uma clara tendência para depender ainda mais da tecnologia digital no futuro.
Títulos de Secção
Motivos de utilização da tecnologia digital e tipos de meios digitais utilizados nos serviços penitenciários
Desafios da COVID vs. Mundo digital em ambiente prisional
Tecnologias digitais no sistema penitenciário: a sua utilização e os benefícios para os reclusos e funcionários penitenciários
Duração estimada
hora
Comunicação assertiva
Comunicação assertiva
Metas e Objectivos de Aprendizagem
Este módulo contém informação sobre a comunicação assertiva, o que significa, a forma como podemos adquirir a qualidade da comunicação assertiva através das técnicas de comunicação; alguns exemplos correspondentes a cada técnica de forma a compreender e poder aplicar facilmente as técnicas propostas.
As atividades desenvolvidas dentro do sistema prisional envolvem em grande parte a comunicação entre diferentes pessoas, entre colegas, entre funcionários e reclusos ou entre funcionários e pessoas fora do estabelecimento prisional. É por isso que consideramos a questão de comunicação muito importante e achamos pertinente recorrer à utilização de um estilo de comunicação assertivo.
O conteúdo deste módulo é composto por 3 unidades, através das quais iremos adquirir conhecimentos suficientes para nos comunicarmos de forma assertiva.
Títulos de Secção
1. O que é a comunicação assertiva?
2. Como ser assertivo?
3. Técnicas de comunicação assertiva
Duração estimada
1 Hora
Crime organizado e atividade de gangues
Crime organizado e atividade de gangues
Metas e Objectivos de Aprendizagem
O presente módulo visa a apresentar informações relativas ao crime organizado. Em particular, informações sobre diferentes elementos do crime organizado e criação de gangues. Do mesmo modo, o presente módulo visa desempenhar função de um ponto de partida para discussão do assunto num sentido mais geral ou complexo. As questões específicas apresentadas no presente módulo foram selecionadas para aquisição de um bom fluxo de conhecimento com objetivo de estimular o prosseguimento do processo de formação. Após o estudo do presente módulo, como funcionário de serviços prisionais, adquirirá noções básicas das operações e da complexidade do crime organizado. Novos conhecimentos também poderão contribuir para um pensamento mais crítico em relação à sua função e a atividades diárias, com a possibilidade de mudar a sua forma de abordagem dos reclusos.
Títulos de Secção
Introdução ao crime organizado
Tráfico ilícito de migrantes
Narcotráfico
Tráfico de armas de fogo
Tráfico humano
Crime ambiental
Contrafações
Pirataria marítima
Cibercrime
A participação da mulher no crime organizado
Em que consiste um gangue?
Como alguém se torna membro de um gangue?
Quais poderão ser as funções de um membro de gangue?
Duração estimada
3 Horas
Desconstruir os estereótipos de género
Desconstruir os estereótipos de género
Metas e Objectivos de Aprendizagem
O presente módulo visa apresentar o conceito de género e estereótipos de género. A primeira parte, em particular, visa explicar os conceitos relacionados com o género. A segunda parte, por outro lado, visa destacar a perspetiva feminina, focando-se na relevância do género e os respetivos obstáculos e desafios. Após a respetiva apresentação dos conceitos, os mesmos serão aplicados na última parte que visa levar o leitor à ação. O módulo não tem por objetivo de esgotar o assunto em questão, mas sim proporcionar atividades práticas que possam estimular diálogo construtivo entre colegas, incentivando uma formação mais aprofundada.
Títulos de Secção
Estereótipo de género: Alguns fundamentos para começar
Na perspetiva feminina
Que limites são impostos a agentes de sexo feminino pelo sistema penitenciário?
Estratégias de integração dos géneros
Duração estimada
2 Horas 20 minutos
Gestão de stressee
Gestão de stressee
Metas e Objectivos de Aprendizagem
O presente módulo visa apresentar informações sobre o stresse e a forma como podemos geri-lo de melhor forma. Como funcionário do sistema penitenciário, irá frequentemente deparar-se com situações de certo modo exigentes e stresseantes. Esporadicamente, a aptidão de gestão de stresse irão facilitar o seu trabalho.
Nós, como criadores do presente módulo, achamos pertinente a abordagem do tema de gestão de stresse, pois é um tema de grande interesse para os funcionários do sistema penitenciário e esperamos que seja do seu interesse, também.
O conteúdo será distribuído por várias lições de forma a facilitar ao máximo a sus formação e aquisição dos conhecimentos necessários.
Como resultado do tempo despendido a estudar os materiais fornecidos por nós, irá adquirir conhecimentos na área de gestão de stresse que serão de grande utilidade no seu quotidiano enquanto funcionário do sistema penitenciário.
Títulos de Secção
Definição do stresse
Tipos fundamentais de stresse e teorias de stresse
Stresse ocupacional
Práticas e exercícios para reduzir o stresse profissional em estabelecimentos prisionais
Duração estimada
1 hora
Kit de Sobrevivência para Saúde Mental
Kit de Sobrevivência para Saúde Mental
Metas e Objectivos de Aprendizagem
Uma das dificuldades mais contundentes numa prisão é a constante luta na preservação da sanidade mental em um ambiente severo, violento e impiedoso. As duras condições de um estabelecimento prisional podem agravar os problemas de saúde mental já existentes, promover a violência e reforçar o sentimento de insegurança e solidão. Ao desempenhar a sua atividade profissional num estabelecimento prisional, deve estar sempre em alerta. De facto, um estabelecimento prisional é para muitos, o seu lar. Para outros, o seu local de trabalho.
Embora os fatores de stress proporcionados pelo ambiente prisional, do ponto de vista psicológico, tenham um caráter destrutivo e desmoralizador nos reclusos, esses mesmos fatores apresentam os mesmos riscos para os funcionários. A maioria dos fatores supramencionados são difíceis de evitar em ambiente prisional e podem ser muito prejudiciais para as pessoas que estejam constantemente expostas aos mesmos, causando perturbações na saúde mental.
Este assunto é lhe familiar? Bem, nesse caso, deve tomar as devidas precauções.
Está na hora de priorizar a sua saúde mental e daqueles que dependem de si. Quer saber como? Então está no módulo de formação certo!
Títulos de Secção
Saúde Mental dos funcionários de estabelecimentos prisionais
1. Sensibilização para a Saúde Mental
2. Ansiedade
3. Perturbação de Stress Pós-traumático (PSPT)
4. Gestão de raiva e resolução de conflitos
5. Estratégias de equilíbrio da atividade profissional com família e tempo pessoal
6. Dependências de álcool e fármacos relacionadas com a pressão no local de trabalho: Um método milagroso?
7. Práticas e recursos de referência
8. Criação de um plano de ação
Saúde Mental dos reclusos
1. O dever de cuidar: Reconhecimento de problemas mais comuns em matéria de saúde mental em estabelecimentos prisionais
2. Reconhecimento de fatores que agravam ou causam perturbações na saúde mental em estabelecimentos prisionais
3. Desenvolvimento de uma resposta a nível geral do estabelecimento prisional relativamente à sensibilização para a saúde mental
4. Consciencialização dos reclusos relativamente a apoios à saúde mental em estabelecimentos prisionais
5. Famílias e parceiros de reclusos
6. Bem-estar mental, preparação para a libertação e cuidados de saúde mental à saída do estabelecimento prisional
7. Órgãos de Defesa e Sensibilização para a Saúde Mental: Gestão de mudanças em estabelecimentos prisionais
8. Recursos adicionais para reforço das capacidades relativas à saúde mental
Duração estimada
Até 4 horas